segunda-feira, 19 de março de 2012

             JOGOS INFANTIS E EMPREENDIMENTOS

ANÁLISE DO JOGO

O processo de criação ocorre pelo fato de observação e analogias. Algo interessante de observar é como um simples jogo pode nos proporcionar ensinamentos que podem contribuir positivamente para a nossa vida.  A citar o jogo de bolinhas de gude, se você já teve infância sabe do que estou falando, nesse jogo podemos fazer analogias com o mundo do empresariado.
                     
Primeiro temos o capital que são as bolinhas de gude, depois temos os adversários todos competindo pelo mesmo negocio. Terceiro todos eles investem seu capital ou parte dele um só lugar. Quarto Todos começam a batalhar pelo montante seguindo as regras do jogo, no qual cada um joga por vez tendo estratégias de posicionamento para detonar o oponente na hora certa.

Com a evolução, eles podem associar-se para dividir o montante, e derrubar um ou vários competidores. Existe também o jogador que não consegue enxergar os inimigos, tem a visão focada só no tesouro e muitas vezes acabam caindo nas ciladas de seus inimigos, podendo assim perder seus investimentos por vezes chegando à falência.

Existem também os talentosos, dono da técnica e da experiência temido e idolatrado por vários, de forte influencia no meio, com forte tendência ao acumulo de capital “bolas de gude”.

Assim, o mais interessante é saber que quando somos pequenos não temos a mínima noção do que estamos fazendo, inconscientemente estamos colocando em pratica nossos extintos empreendedores. Só quando adolescente temos a oportunidade de observar e fazer essas analogias­ “bem viajadas”  de jogos e relação com a vida.

Por: Leandro Bezerra.


Um comentário:

  1. caramba muito massa essa ideologia ! mais é uma pena que vc nem teve essa experiencia Léo nem tivesse infancia...kkk mais é muito massa...

    ResponderExcluir